A família Dacanal na região Sudeste do Brasil.





Paolo Da Canal e seu irmão Beniamino, segundo uma pesquisa de vários anos, foram os únicos de sobrenome Da Canal a migrarem para a região sudeste do Brasil, sendo no estado de São Paulo.

Paolo nasceu e casou-se no munícipio de Mel. Após o falecimento de seus pais e de seu irmão Luigi Giovanni que era carabinieri *, decide seguir os passos de seus irmãos Giacoma Anna e Luigi Giuseppe que já tinham migrado para a América, assim ele deixa a Itália em busca de uma nova vida no Brasil.

Ele e sua esposa Maria Teresa Dal Piva embarcaram no porto de Genova no Vapor Minas, chegando no Brasil em 07 de Dezembro de 1899, vieram com eles os 5 filhos do casal, sendo a mais nova de apenas um ano de idade, veio com eles o seu irmão mais novo, Beniamino que era solteiro.

Passaram pela Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca na cidade de São Paulo, onde permaneceram por oito dias e vieram para a cidade de Ribeirão Preto, para trabalhar na fazenda de café de Francisco Schmidt, onde hoje situa-se o Campus da USP.

Posteriormente mudou-se para o município de Jardinópolis, adquirindo sua própria fazenda.

Beniamino casou-se com Maria Bilia, também imigrante italiana e mudou-se para Ribeirão Preto, onde adquiriu também uma propriedade rural, era conhecido pela família por Benjamim.




*Carabinieri = Policia Italiana